É o seguinte: sábado passado recebi o pedido de um leitor para escrever sobre algum vilão grego. Confesso que eu não conhecia nenhum e foi difícil achar um vilão-não-monstro. Mas encontrei esses dois. Aí vai a história deles:
Íxion – Ele foi o primeiro mortal a matar um membro da própria família. Quando foi se casar, ofereceu ao pai da noiva, Dioneu, centenas de presentes. Mas quando o sogro foi recebê-los, logo após o casamento, Íxion não quis pagar e lançou Dioneu em brasas. Ninguém queria purificar o homem de seu crime, pois inspirava muito horror à população. Mas Zeus, em um bom dia, resolveu livrá-lo de suas culpas e recebê-lo no Olimpo. Íxion, não ainda contende, “agradeceu” a benção cortejando Hera, a rainha dos deuses. Zeus, de excelente humor, riu-se do fato e deu vida a uma nuvem com aparência de Hera para ver o homem paquerá-la. Porém, quando Íxion começou a gabar-se por flertar com a própria Hera, Zeus perdeu a paciência. E lançou uma punição ao criminoso: prendeu-o a uma rocha que girava sem parar e lançou-o ao Hades. Da união de Íxion com a nuvem, nasceu um homem metade humano e metade cavalo. Esse foi o primeiro Centauro.
Sísifo – Ele era um homem malicioso que sempre tentava tirar vantagem dos outros. Certa vez, planejou a morte do próprio irmão, mas fracassou. Um dia, uma grande águia sobrevoou sua cidade, levando nas garras uma bela jovem. Sísifo reconheceu a jovem Égina, filha de Asopo, um deus-rio. A garota havia sido raptada. Mais tarde, Asopo perguntou a Sísifo se sabia do paradeiro da menina. Sísifo logo fez um acordo: em troca de uma fonte de água para sua cidade, ele contaria onde estava a filha. O acordo foi feito e a fonte presenteada recebeu o nome de Pirene. Mas Zeus ficou indignado com tal atitude egoísta e mandou Tânatos, a morte, para buscar-lhe. Só que Sísifo foi mais esperto. Enganou e aprisionou Tânatos por vários anos, impedindo a morte de vários. Mas isso lhe causou problemas. Hades ficou furioso e Ares também. Hades mandou buscar a Morte e levou consigo Sísifo. Porém, ele havia pedido a sua mulher secretamente para não enterrar seu corpo e nem fazer os sacrifícios necessários. Quando chegou ao Mundo Inferior, reclamou a Hades o fato de sua esposa não tê-lo enterrado. Então suplicou por mais um dia de prazo, onde se vingaria da mulher ingrata e cumpriria os rituais fúnebres. Hades lhe concedeu o pedido. Sísifo então retomou seu corpo e fugiu com a esposa. Havia enganado a Morte pela segunda vez. Quando já muito velho, morreu naturalmente. Hermes foi enviado para conduzí-lo ao Hades, onde teve um castigo especial. Deveria rolar todos os dias uma enorme pedra montanha acima, mas quando chegava no topo, uma força invisível a fazia cair novamente, não sendo nunca possível completar o trabalho.